como aumentar a velocidade da internet

Como aumentar a velocidade da internet de casa? Descubra já!

Foi-se o tempo em que internet era só um passatempo, às vezes vista com “coisa de desocupado”; foi-se o tempo! Hoje em dia a web tornou-se quase como o ar que respiramos. E por isso mesmo saber como aumentar a velocidade da internet pode fazer toda a diferença entre o sucesso e o fracasso de inúmeras empreitadas na vida pessoal ou profissional de milhões e milhões de indivíduos.

Atualmente, calcula-se que existam cerca de 140 milhões de computadores em pleno funcionamento no mundo. Além disso, só no Brasil, cerca de 74% das famílias possuem acesso à internet; enquanto isso, 1 bilhão de pessoas possuem pelo menos uma conta no Facebook, o que por si só já diz bem o quanto estar conectado tornou-se uma necessidade na vida de praticamente todo o mundo.

Por isso, segue, abaixo, uma lista com algumas das principais causas dessas oscilações na internet ao longo de um dia; fatores que podem ser contornados até com certa facilidade, principalmente quando se tem o hábito de investigar, esmiuçadamente, as principais causas dessas e de outras variações nos planos contratados.

1. Equipamentos e dispositivos ultrapassados

10 entre 10 especialistas garantem que não há como melhorar a velocidade da internet sem garantir que os seus dispositivos estejam sempre devidamente atualizados.

E em resumo, as principais razões para isso estão no fato de que as suas configurações de segurança os tornam lentos e pouco seguros. Além disso, as tecnologias ultrapassadas não respondem bem às modernas atualizações de segurança. Por isso, não tem jeito, somente a troca desses dispositivos pode garantir o aumento da velocidade da sua internet em níveis verdadeiramente satisfatórios.

2. Características dos aparelhos

Também não há como aumentar a velocidade da internet se os dispositivos que você tem em casa não são fabricados com tecnologia de ponta; ou seja, um processador de qualidade, e com bastante espaço de RAM, certamente irá fazer toda a diferença.

Além disso, um pacote de dados com boa cobertura, e para acesso à rede 4G, certamente fará também toda a diferença; sem contar que os computadores, smartphones e iPhones, fabricados para essa rede, tendem a ser naturalmente mais velozes ao fazer conexões.

3. Discos abarrotados

Também não há como aumentar a velocidade da internet, segundo os especialistas, sem abrir mão de alguns hábitos de certa forma bastante inconvenientes; e, entre eles, o excesso de visitas a sites e blogs, que faz com que o cache do seu navegador permaneça sempre abarrotado de lixo.

Por isso, para esse caso específico, o recomendado é realizar diariamente essa “limpeza de cache”; associada a uma periódica formatação do aparelho; expedientes que, por si só, provocam mudanças impressionantes na sua rotina de navegação.

como aumentar a velocidade da internet
Dispositivos modernos e atualizados garantem a rapidez e eficiência da sua internet.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

4. Vírus e malwares

Como aumentar a velocidade da internet no PC? Como evitar que ele fique lento e preguiçoso? Será que há como aumentar a velocidade da internet sem precisar pôr a mão no bolso?

A resposta, ao menos para a maioria dos especialistas em tráfego na web, é adquirindo o hábito de fugir como louco dos sites e arquivos com origem duvidosa.

Isso porque algumas das principais causas de oscilações na velocidade da internet são as infecções por vírus, malwares e spywares; uma comunidade verdadeiramente terrível e assombrosa; e que geralmente visita os nossos dispositivos a partir de downloads de arquivos com pouca ou quase nenhuma garantia de segurança.

5. Excesso de recursos nos dispositivos

Como descobrir a velocidade da internet? Como melhorá-la, e evitar, como é tão comum, que ela se transforme em um terrível pesadelo diário?

A resposta é moderação nos jogos de games, uso de extensões e demais passatempos que utilizam recursos como java, flash, plugins, entre outras ferramentas e complementos.

Além disso, dê preferência aos navegadores menos pesados, como o Opera, Brave, Vivaldi, Edge, entre outras versões que estão entre as menos devoradoras de memória RAM e outros recursos.

6. Wifi bastante exigido

Se não há como aumentar a velocidade da internet no PC enchendo ele de lixo e arquivos imprestáveis, também não é possível fazer isso sem dar alguma atenção aos seus roteadores.

Saiba, por exemplo, que o excesso de interferências e de obstáculos, como paredes, móveis, e demais objetos volumosos, estão entre os principais “sugadores” da velocidade da internet.

Por isso, o que os especialistas recomendam é manter os roteadores sempre em uma posição central no ambiente. Ademais, tente não ultrapassar as 14 ou 15 conexões simultâneas que eles suportam, sob pena de ver a sua internet cada vez mais lenta e tormentosa com o passar do tempo.

Como aumentar a velocidade da internet a partir de um bom plano?

Os especialistas em tráfego na web também garantem que um plano de internet rápida pode ser tudo de que você precisa para viver feliz e satisfeito – e com bem menos traumas em seu dia a dia.

Resumidamente, um plano mais caro pode significar menos estresse e mais eficiência. Além disso, eles apresentam um excelente custo-benefício, garantem maior estabilidade de sinal; sem contar o fato de que, com eles, você poderá adaptar vários dispositivos ao mesmo tempo, e no mesmo ambiente.

Logo, comparar os diversos tipos de planos, escolhê-los de acordo com o tamanho da sua família e dar preferência aos melhores antivírus, são, sem dúvida, artifícios que fazem toda a diferença no final das contas. E sem esquecer que há como descobrir a velocidade da internet com a simples ajuda de ferramentas e instrumentos desenvolvidos especialmente para esse fim.

Aliás, sobre esses instrumentos, entre os principais estão o brasilbandalarga.com.br, measurement.net, minhaconexão.com, entre diversos outros. E todos eles capazes de lhe dar uma noção bastante precisa sobre se verdadeiramente está recebendo ao menos 80% da velocidade de download contratada e 40% de upload. Valores que são determinados por lei e devidamente explicitados no Código de Defesa do Consumidor.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Esse artigo foi útil? Foi o que desejava encontrar? Deixe a resposta na forma de um comentário e continue acompanhado os demais conteúdos sobre esses e outros temas aqui mesmo no blog ericavery.net.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *