Como instalar Chromecast? Passo a passo para usar o aparelho

Saber como instalar o chromescast em um aparelho é tão importante quanto conhecer a essência do seu funcionamento.

Consta que a história desse curioso dispositivo começou no ano de 2012, quando Majd Bakar, o pioneiro na engenharia desse e de outros aparelhos para conexão com a internet, percebeu sua esposa, Carla Hindie, às voltas com enormes dificuldades para assistir a vídeos de streaming em sua TV.

Obviamente, com um precavido que era, Bakar não pensou duas vezes – ele não iria querer arrumar problemas com a sua querida esposa, não é mesmo? Então, só havia um jeito: por que não inventar um aparelho que, de certa maneira, transformasse uma TV comum em uma smart TV?

Pois bem, era isso! Estava sendo criado, naquele instante, o esboço de um dispositivo que simplesmente acabaria com as dores de cabeça de milhões e milhões de indivíduos ao redor do mundo.

As características do aparelho chromecast

Hoje em dia nem todo mundo sabe como funciona o chromecast. Isso porque o aparelho é uma espécie de precursor das smarts TVs.

Era com ele que as pessoas se arranjavam quando queriam consumir conteúdos de internet nas suas TVs comuns; mas uma coisa que muitos não sabem é que esse dispositivo continua ainda mais vivo do que nunca.

Com a ajuda do chromecast você pode transformar a sua TV comum em uma smart TV, e, com isso, consumir conteúdos da Netflix, Amazon Prime, Disney, Globo Play, entre outros serviços; e é dessa maneira, com o uso desse dispositivo, que milhões de pessoas adiam a compra de uma smart TV e dão um alívio, e tanto, aos seus bolsos.

Mas em primeiro lugar, é preciso saber que não há como instalar o chromecast sem conhecer bem a essência do seu mecanismo; assim como também não há como configurar o chromecast de forma adequada sem antes certificar-se de que possui uma televisão suficientemente capaz de adaptá-lo.

O chromecast transforma uma TV comum em uma espécie de smart TV.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Então vamos às suas características básicas

Em síntese, os requisitos básicos para a sua instalação é que você tenha uma conexão com a internet, TV com HDCP (“proteção de conteúdo digital em banda larga”) ou uma versão 2.2 dessa HDCP (caso a sua TV seja 4k).

Ademais, a qualidade da transmissão também está ligada ao plano de internet que você possui. Portanto, a fim de que ele possa transmitir, com qualidade, o conteúdo para a sua TV, recomenda-se a obtenção de um bom plano de internet rápida.

A partir daí, você também terá acesso a uma loja de aplicativos, serviços de streaming, jogos eletrônicos…e tudo isso em parceria com o Spotify, Apple Music, e até mesmo o Youtube.

No caso dos games, por exemplo, o dispositivo disponibiliza boas versões – apesar de modestas – , como jogos de puzzle, carros, dança, alienígenas, entre outras opções bastante divertidas.

Na verdade você baixará esses jogos diretamente da plataforma Google Play Store, o que torna o processo de aquisição razoavelmente simples. Mas para tornar esse processo de busca ainda mais simples, os jogos e aplicativos habilitados para o chromecast possuem um símbolo formado por uma telinha e três traçados no canto inferior esquerdo do aplicativo.

Como instalar o chromecast

Como vimos, não há como configurar o chromecast, de forma correta, sem antes atentarmos para as características da sua instalação. Ou seja, é preciso saber que você deverá ter uma conta no Google, uma TV com entrada HDMI, um smartphone (ou iPhone) e um plano de internet rápida com distribuição por wi-fi.

Além disso, você deverá baixar, no seu celular, o aplicativo Google Home (no Google Play), que será o responsável por configurar o dispositivo. Antes até havia como instalar o chromecast pelo PC, no entanto, hoje só é possível fazê-lo por meio de um smartphone (4.4 ou superior) ou iPhone (iOS 9.1 ou superior), mas com a possibilidade de transmitir o seu conteúdo ainda a partir de um PC.

Passo a passo para instalar o aparelho chromecast

Para instalar o dispositivo de forma adequada realize o seguinte passo a passo:

  • Instale o dispositivo na entrada da sua televisão (na entrada HDMI);
  • Conecte-o em uma tomada de energia por meio de uma entrada USB ligada à televisão;
  • Utilize um adaptador caso a sua TV não possua uma porta USB (o adaptador já vem com o aparelho chromecast);
  • Acesse o aplicativo Google Home no seu smartphone ou iPhone e conecte-o à sua rede wifi;
  • No Google Home ache o seu dispositivo chromecast, que geralmente fica na parte de cima da página que se abre;
  • Faça a confirmação do código que indica a sua TV e escolha o local onde está o seu dispositivo;
  • Enfim, conecte-o à sua rede wi-fi na qual irá utilizar os serviços.

Outra coisa importante a saber sobre como instalar o chromecast de forma adequada, é a opção de utilizar o “Chromecast Ultra”, já disponível aqui no Brasil. A versão suporta uma imensa variedades de vídeos em 4k, além de outras funcionalidades não encontradas nas versões atuais.

Ainda assim, as versões atuais do chromecast, em especial o Chromecast 3, suportam bem conteúdos Full HD e conexões de 5 GHz no wifi. Além disso, na opinião dos seus usuários, ele oferece um excelente custo-benefício, principalmente se levarmos em consideração que o aparelho dispensa a compra de uma smart TV, que não sai por menos de R$1.299 reais os modelos mais simples com 32 polegadas.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Esse artigo foi útil? Foi o que desejava encontrar? Deixe a resposta na forma de um comentário e continue acompanhando essas e outras publicações do ericavery.net.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *