Como usar o modo noturno no Whatsapp, Instagram e Facebook

O modo noturno no Whatsapp, Facebook, Instagram, Twitter, entre outras plataformas, é uma dessas ferramentas típicas dos aplicativos de bate-papo. O objetivo com o desenvolvimento dessa tecnologia é o de ao menos minimizar a exposição dos indivíduos à luz azul emitida pelas telas dos aparelhos.

Entre as principais consequências do excesso dessa exposição podemos destacar a secura nos olhos, fadiga ocular, dores de cabeça, visão nublada, entre outros transtornos de grau médio. Porém há um problema: na opinião de alguns especialistas, esse modo noturno não é, de maneira alguma, tão benéfico assim à saúde quanto se pensa.

De acordo com um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Manchester, na Inglaterra, esse “modo noturno” dos aparelhos, com o passar dos anos, pode tornar-se ainda mais prejudicial ao sono. Além disso, quando utilizamos essa variação de luminosidade as nossas pupilas se dilatam; exige-se um maior esforço delas; e por isso mesmo acabamos por diminuir, consideravelmente, a nossa capacidade de enxergar.

As controvérsias do modo noturno no Facebook, Instagram, entre outros.

Ao contrário do seu modo noturno, a luz normal dos celulares, por incrível que pareça, requer todo o potencial da nossa visão. Isso significa que as nossas pupilas se contraem, e que isso nos permite enxergar os objetos com maior nitidez. Enquanto isso, no modo noturno, elas se expandem, em um esforço para que consigamos ver com a mesma condição..

Por isso, o que os especialistas recomendam é lançar mão de outros expedientes para a proteção contra essa superexposição à luminosidade. Eles recomendam, por exemplo, diminuir a permanência na frente de aparelhos eletrônicos, usar determinados tipos de filtros, reduzir o nível de brilho nas suas configurações, entre outros artifícios da mesma forma preventivos e benéficos.

Em princípio, essas recomendações dadas por especialistas também são importantes devido ao fato de que a utilização do modo noturno é prejudicial aos indivíduos que possuem algum transtorno de visão. Portadores de astigmatismo e miopia, por exemplo, certamente sofrerão com distúrbios como os “halos oculares”, que são como a percepção de que há um espalhamento da luminosidade para além da superfície dos objetos.

modo noturno
O modo noturno foi desenvolvido com o objetivo de proteger a visão da famigerada “luz azul” dos aparelhos.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Mas como ativar o modo noturno no Instagram, whatsapp e Twitter?

Como vimos, o modo noturno é uma das inúmeras ferramentas oferecidas pelos fabricantes dos aparelhos e aplicativos de mensagens. É uma maneira que eles utilizam para agregar valor aos seus equipamentos.

Mas para que exatamente serve esse modo noturno? No que ele se diferencia do normal?

Bem, também como dissemos, a sua principal função é a de supostamente proteger a visão, principalmente durante longos períodos de exposição à luz azul dos aparelhos.

Para configurá-lo corretamente no whatsapp basta clicar naqueles três pontinhos no canto direito superior do aplicativo. Logo após, vá até “Configurações”, “Tema”, “Modo Escuro”, dê um “Ok”; e pronto! o modo escuro estará devidamente configurado no aplicativo, e agora você terá ambas as configurações à sua disposição.

Mas e como ativar esse modo noturno no Facebook? Aqui também as configurações são relativamente simples. Você as encontrará, tanto no sistema operacional Android, quanto no IOS. No Iphone, por exemplo, basta abrir o aplicativo, clicar nas três listras horizontais e selecionar “Configurações e privacidade”. Feito isso, basta descer até a opção “Modo Escuro”, “Sistema” e “Ativado”. Dessa forma, toda vez que abrir o aplicativo ele terá exatamente essa configuração.

Agora, se o seu objetivo é aplicar o modo escuro no Facebook em um smartphone Android, basta abrir o aplicativo e clicar no menu no canto superior direito. Logo após, desça até o final da página e clique em “Configurações e privacidade”. Ative a opção “Modo Escuro”, escolha a opção “Ativado”, e enfim observe a alteração sendo feita para esse padrão em todas as páginas.

O Modo Escuro no Instagram e Twitter

Instagram

Quem tem conta no Instagram, Twitter, Facebook, Whatsapp, entre outras redes sociais, sabe o quão cansativa pode ser a imersão em seus diversos ambientes. Navegar pelos stories, feed de notícias, galeria de fotos, entre outros recursos, geralmente exige muito da nossa estrutura ocular.

E aqui, mais uma vez, esse recurso do modo escuro serve ao menos para dar um alívio imediato a esse nosso tão importante órgão do sentido. E para ativá-lo no Instagram (pelo aplicativo) basta abri-lo, ir até o seu perfil, clicar no menu (na parte de cima da página), e logo após em “Configurações”.

Como próximos passos, clique em “Tema”, escolha o “Modo Noturno”, e observe a mudança imediata em todas as páginas da rede.

E como ativar o modo noturno nos diferentes sistemas operacionais?

Bem, no Android você só precisará acessar “Configurações”, “Tela”, “Avançado”, descer até “Tema do dispositivo” e “Escuro”. Já no Iphone, basta clicar em “Ajustes”, “Tela e Brilho”, “Escura”, e pronto! Você já terá ativado em todas as páginas essa funcionalidade.

Twitter

Ativar o modo noturno no Twitter também não é tarefa das mais difíceis. O aplicativo ainda possui a singularidade de oferecer um tema azul escuro, branco e preto.

Em aparelhos telefônicos com tecnologias AMOLED e OLED esse modo escuro faz uma espécie de manipulação dos pixels nas telas dos aparelhos. E para ativá-lo no Android basta abrir o aplicativo, clicar na foto do seu perfil, ir até “Configurações e privacidade”, “Imagem e som”, Aparência do modo escuro, “Lights out” (“sem luz”) e decidir qual o sistema de automação você prefere.

Já o modo noturno no Twitter em iPhones você ativará clicando em “Conta”, logo após na engrenagem ao lado da sua foto, e em seguida na opção “Ativar o modo noturno”. E pronto! Agora é só observar a imediata alteração de todos os ambientes do aplicativo para essa variação de luminosidade.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Gostou desse artigo? Deixe a resposta na forma de um comentário e continue acompanhando as publicações aqui do blog ericavery.net..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *