O que é roteador? Entenda o aparelho e saiba configurar

O que é um roteador? Qual a diferença entre modem e roteador? O que roteador e internet têm a ver um com o outro?

Bem, a resposta é relativamente simples. Em síntese, um roteador, de acordo com a norma 802.11, do IEEE (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos), é um equipamento adaptado para a utilização em redes de computadores com o objetivo de enviar e receber informações.

Além disso, essas informações devem estar armazenadas em pacotes de dados, de forma a que haja imediata conexão entre elas e os demais computadores em um ambiente.

E mais: esses computadores (e smartphones, iPhones, tablets, etc.) devem estar ligados a redes LAN com conexão à Internet.

Mas não é só isso. É necessário também saber como configurar um roteador de forma a que ele possa encontrar os caminhos mais curtos até os dispositivos – e para também receber informações. Dessa forma, os aparelhos adaptados para essa função muitas vezes são capazes de até mesmo buscar atalhos a fim de otimizar as suas atividades.

Outra coisa importante a saber sobre a tecnologia em que se baseia esse equipamento, é a necessidade de saber como mudar a senha de um roteador, como descobrir o seu IP e detectar possíveis invasões. Ademais, é necessário saber, também, que, por meio de um roteador, o seu pacote de dados de internet, graças a eles, pode ser consumido por vários ambientes em um estabelecimento.

Ademais, um roteador equipado com poderosas antenas envia e recebe pacotes de dados via rede wifi, e ainda conecta-se de forma direta ao modem da internet de banda larga de qualquer operadora.

O que é roteador e como configurá-lo?

Os roteadores são equipamentos que, para a sua correta utilização, exigem algumas adaptações específicas. Você terá que, por exemplo, escolher um local livre de obstáculos físicos que impeçam o correto envio e recebimento dos dados do seu pacote de transmissão contratado.

Mas cuide também para que móveis e objetos muito volumosos, como estantes, paredes de tijolos, peças de metal, entre outras estruturas semelhantes, não se interponham entre o roteador e os seus dispositivos. Na verdade os técnicos e especialistas recomendam que os roteadores permaneçam em algum lugar em direção à parte central do ambiente para onde deseja propagar o sinal de wifi.

o que é roteador
Os roteadores são desenvolvidos com tecnologia para enviar e receber informações em pacotes de dados.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Configurando o equipamento

Em resumo, tão importante quanto saber o que é um roteador é saber como configurá-lo da forma como os técnicos recomendam. E, para isso, bastar seguir as recomendações elencadas abaixo:

· Em primeiro lugar, certifique-se de que modem e roteador estão devidamente conectados;

· Em segundo lugar, conecte um cabo Ethernet na porta WAN na parte de trás do roteador. Esta porta geralmente vem com uma cor diferente das demais; e é a partir dessa diferenciação que você saberá como fazer essa conexão entre roteador e internet;

· Feito isso, basta agora conectar a outra extremidade do cabo Ethernet ao seu modem (também na parte de trás);

· Logo após, conecte o aparelho na rede elétrica por meio de uma tomada. E agora você estará pronto para utilizar a sua rede wifi devidamente distrubuída por todo o raio de alcance do roteador.

Agora, é importante ressaltar que não há como configurar um roteador sem examinar detidamente o manual ou guia rápido que vem com o equipamento. Isso é importante porque cada roteador possui uma configuração específica.

No entanto, como um padrão, basta acessar a URL indicada para o carregamento da página de configuração do aparelho. E para encontrar essa URL basta conectar o seu dispositivo a uma das portas LAN do roteador (por meio do cabo Ethernet) e digitar a numeração 192.168.1; ou a numeração específica do seu modelo.

Como descobrir o IP de um roteador?

· No ambiente do Windows, vá até a área de trabalho e aperte simultaneamente as teclas Windows + R;

· Digite o termo “cmd” e aperte Enter;

· No prompt de comando (já na tela preta) digite o termo “ipconfig”, e de novo Enter;

· Concomitantemente a isso, observe o surgimento da expressão “Gateway padrão” e coloque no papel o número que aparecer.

Como mudar a senha do roteador?

Agora que você já sabe suficientemente bem como descobrir o IP do roteador, saiba também como trocar a sua senha, bastando apenas realizar o seguinte procedimento:

· Com o navegador aberto digite, na barra de endereços, aquele IP que você encontrou;

· Logo após, observe a configuração do roteador e digite o seu usuário e senha atuais (eles geralmente são “admin” e “admin”, respectivamente);

· Vá até a aba “Wi-Fi” ou “Wireless”;

· Selecione menu e siga até à seção “Segurança”;

· Observe, nos campos, os termos SSID, Network Name e Password;

· O último termo, Password, é a sua senha;

· Enfim, troque-a da forma que desejar.

E essas foram as nossas dicas sobre o que é e como configurar corretamente um roteador. Mas, caso queira, acesse os demais conteúdos da ericavery.net e continue bem informado sobre esses e outros temas ligados a esse curioso mundo da internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *